domingo, 22 de março de 2015

Jibo- O robôzinho camarada

Boaaaaaaaaa tarde vikings e valkyrias!
Muito tempo sem notícias aqui no blog né? Eu sei, desculpa pela ausência, mas guerras e festas no grande salão sempre podem atrapalhar um pouco nossa rotina gamer/geek.

Ok, mas vamos ao que interessa! Não, eu não vim falar do novo filme da sessão da tarde. Eu vim falar, desse rapaizinho aqui:
                                      
não consigo imaginar alguém falando no nome disso sem a voz do Wall-E.

Se você teve preguiça de assistir esse vídeo, vou resumir rapidinho aqui pra vocês. Sempre que sai uma noticia falando de um novo robô feito por algum asiático ou grupo de estudantes de Engenharia, você fica se perguntando "Quando raios isso vai chegar até a minha casa pra ser pelo menos útil?".
Foi ai então que a professora do MIT, Cynthia Breazeal, resolveu criar uma versão gordinha da luminária da Pixar e resolveu vende-la para o mundo.

Jibo é praticamente o primo preguiçoso e vagal da Pixar.

O projeto é incrível, com um sistema operacional, baseado em Linux, incluído em sua carcaça de metal, o Jibo pode interagir com seu celular, seu computador, até mesmo sua casa e cozinha, seja ligando a luz da sala quando você chega em casa, ou avisando que o seu bolo queimou no forno.
Além disso, o Jibo tem inteligência artificial muito bem trabalhada e sensor de reconhecimento de facebook face, portanto, ele sabe reconhecer diferentes membros que vivem na casa e sabe como agir com cada um de modo agradável.
Apesar de parecer uma revolução na indústria robótica, que aos poucos tem crescido bastante, o Jibo ainda não conseguiu alguma empresa que financiasse o projeto e portanto depende do famoso crowdfunding, e de acordo com as perspectivas de Cynthia, até o final de 2015 e inicio de 2016, já teremos a possibilidade de ter esse robozinho de 30cm de altura e 3kg(gordinho) em nossas casas pela "bagatela" de U$499,99 (R$1.614,74) OU, se você é um asiático que trabalha com robôs e quer modifica-lo para melhor, U$599,99 (R$1.937,70) pela versão de desenvolvedores.


Brasileiros, comecem a guardar dinheiro.

 Seria esse o inicio do domínio das máquinas? Para os que são meio apocalípticos e tem receio de tecnologia, essa notícia deve estar vindo como uma bomba, mas para nós fissurados em filmes de ficção científica e tudo mais, está lindo de ver a galera desenvolvendo esses robozinhos. Mas fiquei imaginando essa coisinha pequena se revoltando contra os donos e destruindo a casa haha.


 Calma C-PO, o bichinho nem foi lançado ainda.


Mas vai que né? 3RL do Xbox 360 vai ser fichinha perto disso.



#Bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário